Elvas e Campo Maior.
Âmbito da Intervenção
A empreitada de Modernização do troço da Linha de Évora entre Elvas e Caia, concluída a 12/02/2020, compreendeu a execução dos seguintes trabalhos:
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Ampliação da Estação Ferroviária de Elvas; Ampliação da estação de Elvas para permitir a manobra de comboios de mercadorias com 750 metros;
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Otimização e melhoramento das linhas II, III, IV, V, VI e VII;
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Adaptação do edifício da Estação para instalação de novas salas técnicas;
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Alteamento das plataformas;
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Adequação dos acessos pedonais de forma a garantir a mobilidade para todas as pessoas;
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Renovação integral da superestrutura de via;
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Tratamento da plataforma ferroviária, melhoria da drenagem, estabilização de taludes e construção de estruturas de suporte e contenção;
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Instalação de infraestruturas para futura implementação de sinalização eletrónica (ETCS e GSM-R) e telecomando de catenária;
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Construção de maciços de catenária para a eletrificação;
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Construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos, para supressão das quatro (4) passagens de nível existentes ao longo do troço;
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Substituição dos tabuleiros e reforço dos pilares das centenárias Pontes Ferroviárias, Ponte do Caiola e Ponte do Caia.
Benefícios
A conclusão da modernização deste troço irá permitir complementar o novo canal ferroviário em construção entre Évora e a Linha do Leste, numa lógica de desenvolvimento evolutivo das ligações ferroviárias a Espanha, no quadro da Rede Transeuropeias de Transportes (RTE-T), a ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o resto da Europa, assegurando desde logo uma ligação de passageiros. Serão igualmente criadas condições para a compatibilidade técnica e operacional na ligação aos troços contíguos, e o cumprimento das disposições técnicas de interoperabilidade.
Financiamento Comunitário